Que o nosso planeta estar clamando por socorro já sabemos e a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), faz questão de ressaltar esse assunto na Campanha da Fraternidade deste ano. “A criação geme em dores de parto.”
Cada vez mais estar sendo consumido o nosso planeta por uma força agressiva de poluição, desmatamento, e destruição geral das riquezas naturais que o bom Deus nos presenteou, como dom gratuito de amor. Cuidar do planeta não deve ser para a humanidade um castigo ou punição e sim uma sadia obrigação de bem comum e amor com a natureza que nos contempla a vida.
Podemos ver diariamente a manifestação da mãe natureza devolvendo com tragédias os males que o homem lhe faz, é necessário rever nossos pensamentos e atitudes como diz o hino da CF deste ano. Nossos pensamentos, pois o que mais desejamos é consumir, sem pensar em repor ou que faremos aquilo que não utilizamos mais, nossos atos, pois estamos acomodados a um ciclo vicioso da modernidade e esquecemos de um mundo que nos oferece gratuitamente suas riquezas, mas que também necessita de cuidados.
Parece que o ser humano esqueceu que destruindo a natureza também estamos nos destruindo, pois fazemos parte da obra do Criador, constituindo então a obra de suas mãos, a criação, a natureza. A cada dia percebemos que as temperaturas estão aumentado, e é frio quando deveria ser calor, e vice-versa, o ecossistema estar perdendo o controle do clima que deveria acontecer naturalmente, as geleiras estão derretendo, o mar estar avançado enchentes e secas matam, onde vamos parar, são muitas dores e só nos resta gemer? O que devemos fazer?
Somos chamados a viver uma vida nova, somos chamados a cuidar do nosso bem maior a terra, somos chamados a por fim na destruição do nosso planeta. Chaga de poluir as águas e ao ar, vamos finalizar a desmatamento e cessar tantos males existentes contra o meio ambiente.
Isso deve começar em cada um de nós, em nossas casas, nas nossas famílias. Devemos reciclar, produzir menos lixo e coloca-lo no lugar certo, aproveitando o momento pergunto as autoridades competentes do nosso município, onde estão os lixeiros da nossa cidade, porque tanto lixo espalhados nos canteiros das ruas, isso é um desrespeito a população e ao meio ambiente. Economizar água e energia também são fatores de suma importância para a preservação desses bens tão preciosos para nós, cuidar dos animais e plantas, florestar ou reflorestar os ambientes em que vivemos e não nos render ao espirito consumista da sociedade evitando o desperdício ajudara nossa querida mãe terra.
Muitas outras coisas devem ser feitas, mas se cada pessoa, começando por si, unir-se a essa luta, tenho certeza que o amor do Pai o Criador não nos faltará e venceremos a batalha desumana contras nossas riquezas naturais, pensem nisso e vamos em frente. Fiquem na paz do Cristo Jesus.