Meus queridos amigos e amigas, mais uma vez somos convidados a comparecer diante das urnas para escolher os nossos representantes, especialmente aquele que assumirá a chefia do Poder Executivo Nacional. Votar para Presidente da República, mais que obrigação deve ser para nós o reconhecimento de um direito constitucional que nos permite integrar ativamente nossa sociedade brasileira.
Confesso que fico bastante preocupado com a maneira que a política é vista e trabalhada por alguns militantes. De ambos os lados, há uma radicalidade doentia que muito prejudica nosso processo democrático. Ideologias e pontos de vista diferentes sempre existiram e devem existir, isso é positivo para o bom debate. Creio que no sistema republicano democrático, mais importante que convencer o outro, é poder filtrar de nossas ideias o que há de bom e agregar aos pontos positivos do outro que também com discernimento revisou sua ideologia.
Lamentavelmente temos hoje uma política polarizada que não está preocupada em apresentar projetos de governo, durante todo processo eleitoral vimos apenas a tentativa de desmoralização dos candidatos adversários, existe também a tentativa de instrumentalização partidária de Deus e das instituições religiosas, forte e constantemente se utiliza de informações falsas para confundir os eleitores e prejudicar os adversários. E o Brasil, o que se pensa para nosso país?
Infelizmente os partidos estão apenas preocupados na manutenção do poder para pequenos grupos ou famílias. O bem comum não tem sido a verdadeira intenção da vida política dos nossos agentes públicos, diante dessa situação podemos dizer que nos encontramos em um mato sem cachorro, politicamente estamos sem boas opções.
O escritor Uruguaio Eduardo Galeano certa vez disse, que “a liberdade das eleições permite que você escolha o molho com o qual será devorado”, essa é a nossa realidade, qual será sua escolha? Quero pedir com o coração triste, mas ao mesmo tempo esperançoso que você faça sua escolha consciente, sem imposição, sem mentiras, sem instrumentação da religião e sobretudo com respeito, respeito aos candidatos, às instituições, aos que pensam diferente.
Independentemente de quem seja, Bolsonaro ou Lula, que nos próximos quatro anos sejam de paz, prosperidade, desenvolvimento e fraternidade. Que todos nós possamos viver como verdadeiros irmãos, filhos da mesma Pátria Amada, o Brasil é de todos, partido cada um tem o seu, e assim como o corpo tem muitos membros diferentes e cada um tem sua função e importância para o corpo, assim também somos nós, muitos, diferentes, mas formamos o mesmo Brasil.
Que o Bom Deus, Senhor da messe e Pastor do rebanho nos abençoe, para que amanhã, dia das eleições, a paz, fraternidade e democracia sejam o verdadeiro lema de nossas ações e vidas.
Boas eleições para todos!
Fonte da imagem: https://jcconcursos.com.br/media/_versions/noticia/eleicoes-urna-tse-agencia-brasil_widelg.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário