segunda-feira, 25 de maio de 2020

NOVENA DE SANTO ANÍBAL MARIA DI FRANCIA – 3º DIA


SANTO ANÍBAL MARIA, PAI DAS CRIANÇAS ÓRFÃS


ORAÇÕES INICIAIS:
A - (Animador): Vinde, ó Deus, em meu auxilio.
T – (Todos): Socorrei-me sem demora.
A: Enviai, Senhor,
T: Operários e operarias a vossa messe.
A: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
T: Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 
OREMOS: Ó Deus, esperança dos humildes, refúgio dos pobres e pai dos órfãos, que fizestes do presbítero Santo Aníbal Maria um insigne apóstolo da oração pelas vocações, por sua intercessão, enviai para a vossa messe dignos trabalhadores do evangelho, e concedei que, animados do mesmo espírito de caridade cresçamos no amor para convosco e para com o próximo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém.
MOTIVAÇÃO DO TEMA
A: Santo Aníbal Maria recebeu, em seu tempo, o título de pai dos órfãos por causa de seu imenso amor aos pequenos abandonados. Para as crianças órfãs e abandonadas fundou orfanatos, que colocou sobre a proteção de Santo Antônio de Pádua. Com Santo Aníbal, rezemos para que o Senhor envie bons operários à sua messe e trabalhemos na conquista dos direitos das crianças e dos adolescentes, de modo especial os mais pobres e excluídos.
TEXTO BÍBLICO (Mt 18, 1-5)
Naquele tempo, os discípulos aproximaram de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no reino dos Céus?” Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no reino dos céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe”.
RESPONSÓRIO
A:  A messe e grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da messe, para que envie operários à sua messe.
T: A messe e grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da messe, para que envie operários à sua messe.
A: Povo de Deus, ponde sempre no Senhor a vossa confiança, desafogai os vossos corações em sua presença,
T: para que envie operários à vossa messe.
DOS ESCRITOS DE S. ANÍBAL (cf. AR, p. 187)
A salvação dos órfãos abandonados será uma das obras prediletas dos Rogacionistas. Encaminharão os órfãos com cuidado paterno e afetuoso para a educação sadia e instrução conveniente, procure-se criar neles a afeição e mantê-los santamente alegres, providenciando o que necessitam, considerando o último dos órfãos como o primeiro entre os padres.
PRECES
A: Dirijamos nossos pedidos ao Senhor da messe, pela intercessão de Santo Aníbal Maria, apóstolo da oração pelas vocações, implorando vocações ao Reino:
T: Senhor da messe, ouvi-nos!
1.    Pelos pequenos e desamparados, para que sejam amados por nós como prediletos e abençoados por Deus, nós vos pedimos ó Pai.
2.    Pelas crianças órfãs para que sejam acolhidas por nós com a mesma ternura de Jesus, nós vos pedimos, ó Pai.
3.    Para que, seguindo o exemplo de Santo Aníbal, tenhamos um coração terno e compassivo, nós vos pedimos, ó Pai.
ORAÇÕES FINAIS:
T: Ó Coração Divino de Jesus, que escolhestes a Santo Aníbal Maria para ser o apóstolo da oração pelas vocações e lhe destes tanta caridade, tornando-o pai dos órfãos e dos pobres, concedei-me a força de imitar o seu exemplo e as suas virtudes. Por sua intercessão, dai-me a graça que vos peço (momento de silencio pata pedir a graça).
Pai nosso...
Santo Aníbal, rogai por nós!
Nossa Senhora do Rogate, rogai por nós!

A: O Senhor nos abençoe e nos livre de todo mal e nos conduza à vida eterna.
T: Amém.


SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO DA BEM-AVENTURADA SEMPRE VIRGEM MARIA

  Caríssimos irmãos e irmãs, nos reunimos hoje como membros do Corpo místico de Cristo para elevarmos ao Bom Deus nossos louvores por nos te...