“Amo o que faço,” diz a professora Joanna Raphaela Melo Ferreira, do município de Fagundes, na Paraíba, que dá aulas de ciências, português e inglês. Formada em pedagogia e em letras, ela leciona em três instituições: as escolas municipais Nila Ferreira e Sebastião Taveira de Melo, e a escola Frei Alberto, da rede estadual.
Em setembro de 2009, ela criou um blog com seus alunos da disciplina de inglês, do 9º ano da Nila Ferreira, a fim de introduzir o uso da internet de uma maneira educativa e positiva. A turma, que está agora no 1º ano do ensino médio, não estuda mais nessa escola. Mesmo assim, explica Joanna Raphaela, como possuem a senha do blog e têm livre acesso, alguns ainda o visitam.
A professora mantém contato com seus ex-alunos, sempre que possível, pedindo a eles que utilizem o blog. “Não importa se não são mais alunos do 9º ano. Podem utilizá-lo como ponto de encontro para dúvidas nas disciplinas atuais, enquetes, concursos educacionais, postagens de livros lidos por eles e até mesmo para breves bate-papos”, acredita.
Seus planos para 2010 incluem a realização de uma feira de ciências, com apresentações reais dos sistemas do corpo humano, com os alunos da disciplina de ciências, do 5º ano do ensino fundamental.
Veja, abaixo, o projeto de criação do blog.
Oficina de Língua Estrangeira
Tema: Introdução da língua estrangeira no uso dinâmico da internet
Conteúdos: Diversidade
Série (s)/Anos (s): 9º ano
Disciplinas envolvidas: Inglês
Tempo estimado: duas semanas
Introdução da Língua Estrangeira no uso dinâmico da Internet
Introdução:
Através da internet podemos desenvolver atividades utilizando pesquisas virtuais, onde os alunos desenvolverão atividades e buscarão o conhecimento intelectual à partir do uso positivo da internet. Observando, assim, que este tipo de mídia pode ser usado para objetivos educacionais, ao contrário do uso habitual.
Objetivo Geral:
O objetivo geral dessa proposta de ação pedagógica é a busca da interação entre professor e alunos, os motivando a compreender a facilidade da língua estrangeira através da internet,onde possibilita uma maior liberdade de expor suas dúvidas e sugestões entre eles e entre o professor.
Objetivo Específico:
Introduzir o uso da internet como forma pedagógica e de maneira educativa e positiva para uma melhor aceitação e uma maior produção da atividade.
Material necessário à primeira produção:
Uma caixa de papelão para o modelo do computador
Papel para a produção do modelo dos slides
Cola
Plástico transparente
Canetas e cola colorida para auxiliar na criatividade
Pesquisas selecionadas
Desenvolvimento:
Dividir a sala em grupos e determinar que façam uma pesquisa sobre os hobbies da turma: músicas que marcaram momentos da turma, receitas de comidas favoritas, fotos dos melhores momentos da turma, uma mensagem aos colegas, homenagem a pessoas importantes, indicação de livros, enfim, tudo que se passou ou se passa com a turma durante o ano letivo. Cada tema é dividido por títulos e subtítulos em inglês;
Organizar a pesquisa nas folhas de papel ofício, colando-as em sequência na vertical. Após terminada a colagem, prendê-las em bastões de madeira de modo a fazer o modelo de um pergaminho;
Usar a caixa de papelão, cortando uma de suas laterais maiores para dar a impressão de uma TV. O plástico transparente será usado para servir de tela, sendo colado internamente no espaço aberto;
Abrir quatro orifícios em ambos os lados da caixa - dois na parte superior e dois na parte inferior - para a introdução dos bastões, que terão que atravessar a caixa;
Terminado, temos um pequeno modelo artesanal de computador, com uma criação também artesanal de um blog, com escritas em inglês.
Apresentação para a sala.
Material necessário para a segunda produção:
Um computador com acesso à internet.
Desenvolvimento:
Um aluno representante da sala irá transferir todas as informações da criação artesanal, sendo auxiliado pela professora assim criando um verdadeiro blog da turma.
Resultado esperado:
Satisfazer a aprendizagem coletiva dos alunos, de maneira produtiva, mostrando a importância primordial da internet e a facilidade que terão em se comunicar o professor fora da sala de aula e em discussões com seus colegas.
Avaliação:
Será realizada de maneira contínua, com a participação de todos os alunos da sala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário