domingo, 24 de maio de 2020

“EIS QUE EU ESTAREI CONVOSCO TODOS OS DIAS, ATÉ AO FIM DO MUNDO” (MT 16,20)


        Quando contemplamos os mistérios da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, percorremos um caminho de manifestação, alegria dor e vitória. Celebrar a Páscoa da ressurreição Jesus é começar agora a cantar as misericórdias de Deus que faremos também em nossa ressurreição.
            No primeiro capítulo dos Atos dos Apóstolos São Lucas faz um resumo da vida de Jesus narrada no Evangelho, e acrescenta que é pela ação do Espírito Santo que a Igreja ganha vida e inicia sua atividade apostólica pelo mundo. Através do Santo Espírito nos tornamos testemunhas de Divino Mestre até os confins da terra.
            Jesus passou em nosso meio fazendo o bem, foi preso, condenado e crucificado, mas as algemas da morte não puderem prendê-lo, no terceiro dia ele ressurgiu dos mortos e em sua vida nova nos deu a alegria de sua glória. Completando-se os dias de sua missão aqui na terra ele voltou para junto do Pai e está sentado a sua direita como professamos em nosso credo. Durante os quarenta dias após a sua ressurreição Jesus permaneceu com seus discípulos os instruindo sobre o Reino e Deus, e agora com seu corpo glorioso volta para Deus, somente, só aquele que “saiu do Pai” pode “voltar para o Pai”.
            Em seus ensinamentos Nosso Senhor diz que atrairia a si todos os homens quando ele fosse elevado, pela elevação na cruz ele nos atraiu ao seu Sacratíssimo Coração para nos salvar e redimir toda a humanidade, pela sua Ascensão ele nos atrai aos céus para juntos do Pai vivermos pela ação do Espirito Santo o seu Reino de Amor.
            O Catecismo da Igreja Católica (CIC 664) explica que: “O sentar-se à direita do Pai significa a inauguração do Reino do Messias, realização da visão do profeta Daniel no tocante ao Filho do Homem: “A ele foram outorgados o império, a honra e o reino e todos os povos, nações e línguas o serviram. Seu império é um império terno que jamais passará, e seu reino jamais será destruído.” (Dn 7,14), com a subida do Cristo para à direita do Pai, nós nos tornamos testemunhas do seu reino eterno e assim pedimos constantemente na oração do Pai nosso, “Venha a nós o vosso reino...”
            Assim como os apóstolos, as vezes também nós ficamos parados olhando para o céu, apenas na contemplação desse mistério, mas não podemos esquecer as palavras do anjo: “Homens da Galileia, por que ficais aqui parados, olhando para o céu? Esse Jesus que foi levado para o céu, virá do mesmo modo que o viste partir para o céu.” (Atos 1, 11). Enquanto não acontece a parúsia, somos nós os responsáveis para manter viva a presença de Jesus em nossas comunidades. O Paráclito vem em nosso auxílio, nos anima, fortalece e faz com que a chama do amor de Deus não se apague naqueles que aceitaram seguir os passos do Cristo para a construção do Reino de Justiça, vontade de Deus Pai.
Podemos nos perguntar, como de que modo nos tornamos verdadeiros discípulos de Jesus e testemunhas do seu Reino? Pe. Zezinho de uma maneira bem didática nos ensina em uma de suas canções, é preciso Amar como Jesus amou, sonhar como Jesus sonhou, pensar como Jesus pensou e  viver como Jesus viveu, somente sentindo os mesmos sentidos do Coração de Jesus é que poderemos construir o Reino de Deus na terra.
            Tendo Jesus toda autoridade no céu e sobre a terra, ele nos envia como operários em sua messe, “IDE e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28, 20), é nossa missão levar o céu a todas as gentes e todas as gentes para o céu. A ascensão de Jesus é a nossa vitória, é a certeza de que nossa luta terá sua glória, que assim como com Cristo morremos, também gozaremos de sua glória pelos séculos, certos de que o céu começa aqui e agora, caminhemos para a pátria celeste anunciando com fé Reino de Deus.
            Conosco caminha todos os santos e santas e de modo especial a Bem-aventura Sempre Virgem Maria, que é mãe e companheira, discípula fiel que nos leva ao seu amado Filho Jesus. Uma canção da devoção popular expressa muito bem essa nossa fé, “Com minha mãe estarei na santa glória um dia, ao lado de Maria no céu triunfarei. No céu, no céu com minha mãe estarei...” Com Jesus, Nossa Senhora, todos os santos e anjos, estaremos com Deus no céu, não apenas naquele que os discípulos parados contemplava enquanto Jesus ascendia, mas no que aqui já vivemos, amando a Deus e aos irmãos, ouvindo e crendo nas palavras de Jesus que nos diz: “Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo” (Mt 16,20).


Imagem: https://soucatequista.com.br/voce-sabe-o-que-e-a-ascensao-do-senhor.html 


Nenhum comentário:

Vida Religiosa Consagrada: Somos Peregrinos de Esperança no Caminho da Paz

O Dia da Vida Religiosa Consagrada é uma celebração importante para reconhecer e honrar aqueles que dedicam suas vidas a servir a Deus e aos...