quinta-feira, 15 de agosto de 2024

VOCÊ CONHECE A DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DO SORRISO?

No dia 15 de agosto a Igreja Católica celebra a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, antiga festa da dormição de Maria. Essa celebração tem como finalidade a contemplação de um dos dogmas marianos que segundo a fé e tradição, Nossa Senhora sendo concebida sem pecado original e não tendo cometido pecados em vida, Deus quis preservar seu corpo da corrupção da carne e no fim de sua vida na terra, tendo caído em um profundo sono, foi elevada aos céus em corpo e alma para junto do seu diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, gozar eternamente da glória dos santos. Essa festa também nos ensina que pela ressurreição de Jesus também nós seremos ressuscitados para viver em Deus gozando dos bens da eternidade. 

            Neste dia 15 de agosto é celebrado muitos títulos de Nossa Senhora que por algum motivo específico não tem outra data definida, um deles é o título de NOSSA SENHORA DO SORRISO, título esse atribuído à imagem de Nossa Senhora das Vitórias que está relacionado a festa da Assunção da Bem-aventurada Sempre Virgem Maria. A devoção surgiu em torno de Santa Teresinha que quando criança, sofreu com depressão por causa da morte de sua mãe (Santa Zélia Martin) e também por causa da entrada de irmã Paulina no Carmelo, a quem ela era bastante apegada, essas duas separações para a pequena Teresa lhe causaram muita dor e sofrimento. Certa vez, muito enferma, em seu quarto, seu pai (São Luís Martin) juntamente com suas outras filhas, levaram a Imagem de Nossa Senhora das Vitórias para o quarto de Teresinha, onde faziam muitas orações na intenção da cura da pobre menina.

           Em sua autobiografia (História de uma alma), Santa Teresinha relata: «Não encontrando nenhum auxílio sobre a terra, a pobre Teresinha voltara-se também para sua Mãe do Céu; suplicava-lhe de todo coração que, enfim, tivesse piedade dela... De repente, a Santíssima Virgem me pareceu tão bela como jamais tinha visto algo tão belo. Seu rosto respirava uma bondade e uma ternura inefáveis, porém o que me penetrou até o fundo da alma foi o “encantador sorriso da Santíssima Virgem”. Então, todos os meus males desvaneceram-se, duas grossas lágrimas brotaram-me nas pálpebras e caíram silenciosamente pelas minhas faces. Eram lágrimas de uma alegria pura... Ah! Pensei: a Santíssima Virgem me sorriu, como sou feliz...» Ainda escrevendo sobre esse acontecimento, Teresinha fala sobre sua irmã Maria: «Sem nenhum esforço baixei os olhos e vi Maria que me olhava com amor. Parecia emocionada como a suspeitar o favor que a Santíssima Virgem me concedera... Ah! Era certamente a ela, às suas tocantes orações que eu devia a graça do sorriso da Rainha dos Céus. Vendo meu olhar fixo sobre nossa Senhora, dissera consigo: “Teresa está curada!” ».

 
            Atualmente, a devoção a Nossa Senhora do Sorriso, além dos devotos de Santa Teresinha, também é invocada por aqueles que desejam alcançar a graça da cura da depressão, transtornos e síndromes psiquiátricas e males psicossomáticos. O Sorriso de Maria não é tratado como algo cômico, mas como sinal da bondade de Deus para conosco. Através do doce e singelo sorriso de Nossa Senhora podemos voltar ao amor de Deus e entender que Ele nunca nos abandona, curados dos nossos males físicos, espirituais e psíquicos, podemos nos colocar a serviço do Reino de Deus que tem como finalidade fazer com que todos se sintam amados por Deus e pelos irmãos, encantados com o sorriso maternal de Maria sejamos também nós portadores e promotores de verdadeiros sorrisos na vida de tantas pessoas que sofrem neste mundo tão egoísta e cheio males.

            Elevemos hoje de modo especial uma prece ao Coração de Jesus por todos aqueles que sofrem com depressão e ansiedade, mas também que pelas mãos Imaculadas de Maria, sejam levadas até o Bom Deus todas as nossas intenções, para que segundo sua santa vontade e nossa necessidade, sejam distribuídos sorrisos e rosas de graças pela intercessão de Nossa Senhora e Santa Teresinha. Deus nos abençoe sempre!

            Nossa Senhora do Sorriso, rogai por nós! Santa Teresinha, rogai por nós!

Nenhum comentário:

VOCÊ CONHECE A DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DO SORRISO?

No dia 15 de agosto a Igreja Católica celebra a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, antiga festa da dormição de Maria. Essa celebração ...