quarta-feira, 25 de maio de 2016

CORPUS CHRISTI

Finalmente pela Celebração Eucarística já nos unimos à liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, quando Deus será tudo em todos” (CIC 1326)
            No clico anual da liturgia católica, sempre na primeira quinta-feira depois da Solenidade da Santíssima Trindade, celebramos com grande jubilo a Santíssima Eucaristia, Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. Nesse dia temos a oportunidade de recordando a quinta-feira santa, tributarmos toda a nossa devoção que a liturgia não nos permitiu fazer dentro do tríduo pascal. Fazemos memoria da instituição do sacramento eucarístico, presença viva do mestre na vida dos seus.
            Olhando para a passagem do evangelho segundo Lucas, no capitulo 22, versículos do 14 ao 20, contemplamos a segunda pessoas da Trindade Santa que se entrega por amor como alimento para os seus discípulos: “Isto é o meu corpo que é dado por vós ... Este Cálice... do meu sague, que é derramado por você. ” Oferecendo-se em sacrifício o mestre dá a vida pelos seus amados, se faz a santa comida e bebida que nos sustenta na caminhada e nos permite vincularmos a liturgia celeste. É o próprio Jesus quem nos manda celebrar o mistério eucarístico: “Façam isto em memória de mim. ”
            O pão e vinho ofertados e consagrados na santa Missa se transubstanciam para nós na real presença de Jesus, essas santas oblatas são para a nossa comunhão com Deus, a Igreja e os irmãos, diante do Senhor presente na Eucaristia, podemos adora-lo, render todo louvor e realizar o mais sublime encontro de nosso ser com seu mestre.
            “Jesus disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim não terá mais sede. “ (Jo 6,35). Presença real e alimento que sustenta, assim o mestre quis ser para nós e para sempre. Existem espalhados pelo mundo inúmeros relatos de milagres relacionados a Eucaristia, outros tantos de cura e salvação procedentes do culto ao Pão Divino, e que nós nos dias atuais, não sejamos incrédulos e ingratos com Jesus que nos espera dia e noite no sacrário para ser adorado, que nossa comunhão na missa não se resuma apenas em comer o pão consagrado, mas de sermos nós tabernáculos vivos do amor de Deus também na vida de nossos irmãos e irmãos, especialmente aqueles que mais sofrem marginalizados em uma sociedade individualista.
            Se desejamos viver felizes ouçamos atentamente o que a Igreja nos diz, ela é mãe e mestra. Ouçamos o próprio Deus que nos fala nas escrituras sagradas e procuremos sempre nos aproximar do Deus feito pão para nos salvar. Que esse dia não seja só mais um ferido, mas que posso produzir em nossas vidas infinitas graças do amor misericordioso do Coração Eucarístico de Jesus. Graças e louvores sejam dados a todo o momento! Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.

Tão sublime sacramento,
Adoremos neste altar,
Pois o antigo testamento,
Deu ao novo seu lugar,
Venha a fé por suplemento
Os sentidos completar.

Ao eterno pai cantemos
E a Jesus o salvador,
Ao espírito
Exaltemos na trindade
Eterno amor.
Ao Deus uno e trino
Demos a alegria do louvor.
Amém

            

Nenhum comentário:

Vida Religiosa Consagrada: Somos Peregrinos de Esperança no Caminho da Paz

O Dia da Vida Religiosa Consagrada é uma celebração importante para reconhecer e honrar aqueles que dedicam suas vidas a servir a Deus e aos...