domingo, 1 de maio de 2022

DEPRESSÃO

 
Tem um ditado popular que diz, “cada um sabe onde o calo aperta”, de fato somente quem sente é capaz de saber a proporção e significação do que sente. Há onze meses eu fui diagnosticado com “Transtorno depressivo ansioso”, um misto de sintomas de depressão e ansiedade ao mesmo tempo e que pelo grau que estava necessitava com urgência de tratamento médico.

            Confesso que mesmo sabendo que estava doente e foi com essa consciência pedi ajuda aos que estavam próximos de mim, mas receber tal diagnostico não foi fácil, pela sensibilidade do momento em que eu estava vivendo qualquer coisa parecia ser o fim do mundo e de fato era o fim do mundo, como como mencionei anteriormente, cada um sabe onde calo aperta. Nessa experiência eu descobri o quanto é importante os detalhes, pois as vezes nos acostumamos com os “sintomas” da vida depressiva e muitas vezes ignoramos os sinais que nosso corpo emite, assim como é importante prestarmos atenção a nós mesmos, do mesmo modo, tantas vezes ignoramos os sinais que outras pessoas mostram e as vezes julgamos como frescura.

            Tudo bem que recebi tal diagnostico, mas qual a intenção de trazer isso a público agora? Não tenho nenhuma intenção de aparecer ou receber pena, pois o que menos precisamos é de pena, precisamos ser amados e respeitados, isso vale mais do que qualquer compaixão fingida e forçada, a minha intenção com essa publicação é explicar um pouco do meu comportamento nesse tempo, em determinado período me afastei das redes sociais, em três meses perdi 19 quilos (apesar que já recuperei quase tudo kkkkkkk), me afastei de algumas pessoas propositadamente ou não, deixei de lado muitas atividades, além das diversas coisas que aconteceram e quem tem certa proximidade comigo sabe ou notou.

            Acredito que muitos não sabiam do que estava acontecendo comigo, os mais próximos sim, alguns perceberam mas eu não quis me aprofundar no assunto, outros se perceberam ou ficaram sabendo não comentaram comigo e de fato há algum tempo não era propicio para isso, hoje graças a Deus e ao tratamento estou bem melhor e já posso conversar sobre esse assunto com mais tranquilidade, na maioria do tempo estou tranquilo e acredito que seja efeito da medicação, tem dias que estou super animado, tem dias que não, mas nada comparado as fortes crises que passei ano passado. É preciso aprender a conviver com essa realidade, nos tornamos pessoas muito sensíveis, as vezes uma palavra dita na maior inocência pode nos causar muito mal e nem sempre os que dizem conseguem identificar que para um depressivo tudo tem proporções maiores do que a realidade, não culpo ninguém de nada, o cérebro é um órgão que como qualquer outro adoece, apenas precisamos de discernimento e paciência para alcançar a recuperação total e espero que seja em breve.

            Como gosto muito de escrever então resolvi fazer um livro sobre essa minha experiência, OS PENSAMENTOS DE UM DEPRESSIVO – RELATOS DE COMO VIVI A DEPRESSÃO, como sugere o título será uma narração de como tudo aconteceu a partir do meu ponto de vista, é uma forma de compartilhar minhas vivências com a intenção de ajudar também aos que passam pelo mesmo mal, seja na superação pessoal ou ajudando as pessoas a perceberem que aqueles que estão perto de nós talvez não estejam bem embora tentem mostrar que estão.

            Qual foi a causa? Não sei, teorias e opiniões não me faltam, mas prefiro pensar que se trata de um problema de saúde como tantos outros, não é desejo negado, não é falta de fé ou de Deus, mas acredito que tudo na vida tem um porquê e esse motivo vou descobrir com o tempo, pode ser para fortalecer minha fé, pode ser para que eu aprenda a valorizar mais as pessoas, pode ser que seja para que eu encontre a verdadeira motivação de minha vida, enfim, pode ser por muitos motivos, seja qual for espero encontra-lo e no final de tudo dizer, eu venci, somos todos capazes de vencer e nesse caso mais que física é também uma vitória interna, psíquica e espiritual, nesse processo o maior dos inimigos fui eu mesmo, é um caminho de autoconhecimento e busca pela ascese que antropologicamente todo ser humano busca desde sempre e para sempre.

            Obrigado pela sua atenção e leitura, Deus te abençoe sempre e quando possível lembre-se de mim em suas orações, do mesmo modo me coloco a disposição para lhe ouvir quando necessário bem como coloco minhas orações a sua disposição.

 

Curitiba, 01 de maio de 2022.

Dia Internacional dos Trabalhadores.

Festa de São José operário.

 

 

Alison Aroldo Fablicio da Silva

 

Fonte da imagem: https://portalmorada.com.br/assets/uploads/posts/um-olhar-sobe-a-depressao-Acpm.jpg

Nenhum comentário:

Vida Religiosa Consagrada: Somos Peregrinos de Esperança no Caminho da Paz

O Dia da Vida Religiosa Consagrada é uma celebração importante para reconhecer e honrar aqueles que dedicam suas vidas a servir a Deus e aos...