sábado, 14 de maio de 2022

DISCÍPULOS ENVIADOS EM MISSÃO

 


     Para início de conversa quero destacar o significado palavra discípulo, que quer dizer aluno, aprendiz, seguidor, aquele que dá seguimento ao trabalho do seu mestre. Com essas definições podemos pontuar muitas questões para nossa reflexão acerca do nosso discipulado cristão. Como membros da Igreja, Corpo místico de Cristo, nos tornamos instrumentos da ação divina no mundo, somos convidados e impulsionados pelo Espírito Santo a ser verdadeiros continuadores da missão de Jesus que é levar a todos o Evangelho da salvação, ou seja, a Igreja é enviada por Deus a todas a gentes para ser “sacramento universal de salvação (Lumen gentium, 48), por intima exigência da própria catolicidade, obedecendo a um mandato do seu fundador (Mc 16,15) procura incansavelmente anunciar o Evangelho a todos os homens.”  (Ad Gentes, 1)[1]

            O divino Mestre constantemente nos convida a sermos seus seguidores, “Vem e segue-me”, isso aconteceu com Mateus[2] que deixou a coletoria de impostos para seguir a Jesus, aconteceu com Pedro e André[3] que deixaram o barco e as redes para se tornarem pescadores de homens, aconteceu com as multidões[4] que o seguia em busca de milagres. Cada um a seu modo e de seu jeito se torna seguidor de Jesus, mas uma característica muito interessante do discípulo é ser aquele que dar continuidade ao trabalho do seu mestre, neste sentido o discípulo também é missionário, ele não guarda para si os ensinamentos e experiências vividas, mas trona-se propagador de toda graça que recebeu.

            Contemplando o mistério da anunciação e encarnação de Jesus, encontramos na figura da Virgem Maria um modelo especial de discípula e missionária, certamente Maria tinha seus projetos de vida, mas em determinado momento de sua história ela é surpreendida pelo divino convite de ser a mãe do Salvador[5], diante do chamado de Deus ela responde prontamente que estar disponível como humilde serva para viver a vontade do seu Senhor. Ser discípulo-missionário é também reconhecer que sozinhos não somos nada e por isso nossa vida pertence a Deus e somente a Ele devemos entregar tudo o que somos e temos para que o seu Reino de amor seja construindo aqui e agora, reino esse que viveremos na eternidade, mas que já se antecipa por ação da misericórdia do Senhor.

            A Virgem Maria tendo recebido tão grande graça se coloca a serviço de sua parenta[6] e sua ação missionária transmite também para Isabel e a criança que estava no seu vente o Espírito Santo. Quando assumimos nossa missionariedade também nos tornamos canais do Espírito Santo para tantos irmãos e irmãs que necessitam de nossa ajuda e da graça de Deus. Maria sempre seguiu seu amado Filho, esteve ao seu lado desde seu nascimento até sua Paixão, morte e ressurreição, o verdadeiro discípulo permanece junto a seu mestre mesmo quando as coisas parecem difícil, a confiança em Deus deve sempre nortear nossa caminhada missionária, pois se com Cristo morremos, com ele também ressuscitaremos[7], aquele que perseverar até o fim será salvo[8].

            As vezes pensamos que somente é missionário aquele que deixa tudo e vai para outro país ou regiões viver a missão Ad gentes, como fez São Francisco Xavier, Santo Antônio de Pádua, São José de Anchieta, São Maximiliano Maria Kolbe, Santa Paulina, São João Paulo II, Santa Teresa de Calcutá, Irmã Dorothy, Dom Pedro Casaldáliga, Drª. Zilda Arns e muitos outros que doaram sua vida a serviço dos irmãos e irmãs vivendo a caridade e evangelizando em prol do Reino de Deus. Mas também podemos ser missionários no dia a dia e nas pequenas coisas, podemos e devemos exercer nosso ministério missionário em casa com nossa família, na escola, na universidade, no trabalho, em nossa rua com nossos vizinhos, em todos os lugares que passamos. Santa Teresinha do Menino Jesus foi uma monja carmelita francesa que morreu com apenas vinte e quatro anos de idade, entrou no convento com quinze anos, sempre se dedicou a oração pela Igreja e pelos missionários, anos depois de sua canonização ela foi proclamada padroeira das missões juntamente com o grande missionário São Francisco Xavier, a diferença entre ela e Francisco é que Teresinha nunca foi para a missão no meio do povo, mas fez de sua vida uma missão, aquilo que estava a seu alcance ela entregou totalmente a disposição do projeto de Deus e se sacrificou para que suas orações e penitências pudessem fortalecer a todos os missionários espalhados no mundo inteiro.

            Santa Teresinha tinha um grande ardor missionário, certa vez ela escreveu: “Ah! apesar da minha pequenez, queria iluminar as almas como os profetas, os doutores. Tenho a vocação de apóstolo... Gostaria de correr a terra, propagar teu nome e fincar tua Cruz gloriosa no solo infiel. Ó meu amor, uma missão só não seria suficiente. Gostaria também de pregar o Evangelho nas cinco partes do mundo, até nas mais longínquas ilhas... Queria ser missionária, não só durante alguns anos, mas gostaria que fosse desde a criação do mundo e até o final dos séculos... Mas, sobretudo, meu Bem-Amado Salvador, quero derramar meu sangue para Ti até a última gota...[9], parecia que humanamente esse desejo de Teresinha era impossível, mas ela unida ao Coração de Jesus descobriu que poderia ser missionária nas pequenas coisas, sendo gentil com suas irmãs no convento, fazendo penitência pela santificação dos sacerdotes, rezando por todos os que estavam em missão. Ela descobriu que na vocação de discípulo-missionário estava a necessidade de entrar na escola do Coração de Jesus e aprender com ele que é manso e humilde[10] a sermos imagem e semelhança[11] do Amor, pois Deus é amor[12], compreendendo isso ela escreveu: “Sim, achei meu lugar na Igreja e esse lugar, meu Deus, fostes vós quem o destes a mim... no Coração da Igreja, minha Mãe, serei o Amor... serei tudo, portanto... desta forma, meu sonho será realizado![13]. Essa é a nossa grande missão, viver o amor, ser presença de Deus na vida de todas as pessoas, seja nas grandes missões ou no cotidiano de nossa realidade.

            Temos muitos exemplos de pessoas que viveram sua missão a partir de sua realidade, mas quero destacar Santo Aníbal Maria Di Francia que dedicou sua vida e seu ministério sacerdotal para cuidar dos pobres e órfãos de sua região, ele não foi a lugares longe, mas encontrou perto de si pessoas que necessitavam de ajuda material e também espiritual, ele se preocupava muito em acudir a todos os famintos, mas também se preocupava com o alimento celestial e por isso viveu o carisma do ROGATE que é suplicar ao Senhor da messe e Pastor do rebanho que envie mais operários e operárias para sua messe[14] e nós hoje somos esses operários/discípulos/missionários que o Senhor continua chamando e enviando para sua messe.

            O discípulo enviado em missão leva aos seus irmãos o amor e a graça de Deus, mas só podemos viver verdadeiramente essa missão se estamos totalmente ligados a aquele que nos enviou, é necessário manter uma relação de intimidade com o Senhor, saber que podemos inclinar nossa cabeça no peito de Jesus[15] e sem medo apresentar nossas dúvidas e limitações bem como colocar a disposição d’Ele os nossos bens e talentos, é acreditar que mais que servos somos amigos do Senhor[16], que não exercermos a missão como obrigatoriedade ou por receio de uma possível punição, mas que o fazemos porque amamos a Deus e aos nossos irmãos e irmãs[17]. Para alimentar essa intimidade espiritual temos muitas possibilidades, entre elas a meditação das Sagradas Escrituras, a Palavra de Deus deve penetrar nosso coração para que nossas ações correspondam a vontade daquele que nos chama e nos envia, também a vivência na comunidade eclesial nos coloca como pertencentes ao Corpo de Cristo, desse modo unidos na comunidade estaremos unidos a Jesus como os ramos estão unidos a videira[18], a experiência sacramental também exprime em nós a presença de Cristo, de modo especial a Eucaristia que nos alimenta nos fortalece para a missão, é na mesa eucarística que podemos reconhecer Jesus como aconteceu com os discípulos de Emaús[19] que após meditarem sobre as Sagradas Escrituras e o partir do pão saíram para anunciar que Jesus ressuscitou. A Eucaristia é o lugar privilegiado do encontro do discípulo com Jesus Cristo. Com este Sacramento, Jesus nos atrai para si e nos faz entrar em seu dinamismo em relação a Deus e ao próximo. Existe estreito vínculo entre as três dimensões da vocação cristã: crer, celebrar e viver o mistério de Jesus Cristo, de tal modo que a existência cristã adquira verdadeiramente forma eucarística. (DA, 251)[20].

            Para encerrar nossa meditação quero voltar a passagem do evangelho que narra o momento em que Pedro e André deixaram o barco e as redes para seguir Jesus, deixo como reflexão para nossos momentos orantes as seguintes questões: 1) Quais são os barcos e redes que preciso deixar para poder verdadeiramente seguir Jesus como discípulo-missionários? 2) Pedro e André tornaram-se pescadores de homens, como eu posso hoje ser também pescador de homens e mulheres para o Reino de Deus? 3) Mesmo não podendo ir a lugares longínquos, como posso lançar as redes em águas mais profundas[21] como fizeram os grandes missionários da Igreja?

            Não tenhamos medo de assumir nossa missão, o mesmo Jesus que nos enviou para pregar o Evangelho a todas as criaturas também prometeu permanecer conosco até o fim dos tempos[22], sigamos com fé a Jesus e sejamos como Ele missionários do Amor, propagadores da Boa Nova. Deus nos abençoe sempre!



[1] Documento do CVII.

[2] Mt 9, 9-13.

[3] Mt 4, 18-22.

[4] Mt 8, 1-13.

[5] Lc 1, 28-38.

[6] Lc 1, 39-45.

[7] Rm 6,8.

[8] Mt 24,13.

[9] História de uma alma – Autobiografia de S. Teresinha.

[10] Mt 11, 28-30.

[11] Gn 1, 26.

[12] 1Jo 4,8.

[13] História de uma alma – Autobiografia de S. Teresinha.

 [14]Mt 9, 35- 38.

[15] Jo 13,25.

[16] Jo 15, 14-15.

[17] Mt 22, 37-39.

[18] Jo 15, 1-17.

[19] Lc 24, 13-25.

[20] Documento de Aparecida.

[21] Lc 5, 1-11.

[22] Mt 28, 16-20.

Fonte da imagem: https://th.bing.com/th/id/R.ae77a048e307d7f8d8cfefb991e17df0?rik=mmaaa%2b8vE2vpdQ&riu=http%3a%2f%2f3.bp.blogspot.com%2f-xuuJ0QJnmNQ%2fUx8BiCFw2dI%2fAAAAAAAABi0%2fvlO2dkp12aQ%2fs1600%2fandr%C3%A9%2c%2c%2c.jpg&ehk=BRjd0xIOzwWY2Mq6DgtbsI03%2fYK2EoW%2bDZjlMsWo0C0%3d&risl=&pid=ImgRaw&r=0 

Um comentário:

Unknown disse...

Olá!
Obrigada. Muitas bênçãos e perseverança na sua caminhada. Abraços.

Vida Religiosa Consagrada: Somos Peregrinos de Esperança no Caminho da Paz

O Dia da Vida Religiosa Consagrada é uma celebração importante para reconhecer e honrar aqueles que dedicam suas vidas a servir a Deus e aos...