sábado, 13 de julho de 2024

PROFETAS ENVIADOS EM MISSÃO

 
Como seguidores de Nosso Senhor Jesus Cristo, somos também profetas enviados em missão, mas para melhor entendermos esse conceito, devemos ter claramente o que significa a palavra PROFETA. Não é difícil encontrarmos pessoas em diversas igrejas que se dizem profetas e portadores de profecias, também se atribui aos “adivinhos” o título de profetas, mas realmente o que é um profeta?

A palavra profeta significa “pessoa que anuncia os desígnios divinos, que prediz acontecimentos por inspiração de Deus”, vejamos que nesta definição não está em destaque a pessoa que anuncia, mas aquele que ele anuncia, não é o profeta protagonista de sua atuação, é Deus quem ocupa o lugar principal, na verdade o profeta é apenas um portador, um instrumento que está a serviço da obra divina. 

Com este breve esclarecimento já podemos perceber que infelizmente em nossos dias encontramos numerosos falsos profetas, pessoas que se utilizam da religião e da fé em benefício próprio ou que fazem de sua posição religiosa um meio de enriquecimento ou manipulação ideológica, não são os pensamentos dos homens que o profeta anuncia, mas unicamente a vontade de Deus, vontade essa que muitas vezes encharcados de nosso individualismo deixamos de lado, tantas vezes esquecemos a oração que Jesus nos ensinou quando dizemos que seja feita a vontade de Deus e não a nossa (Mt 6, 10), o verdadeiro profeta é aquele que busca sempre em primeiro lugar cumprir a vontade de Deus. 

Não somos profetas por iniciativa própria, mas é Deus quem nos escolhe e nos envia, não basta frequentar as aulas de um determinado curso e sair por aí dizendo que fala em nome de Deus, a mensagem só é verdadeira e somente produzirá frutos se for inspirada por Deus. Assim como no Antigo Testamento, nós também somos chamados a partir de nossa realidade, religiosos, casais, solteiros, jovens, homens e mulheres, cada um de acordo com seu estado de vida e estando abertos ao Espírito Santo, poderá ser enviado como anunciadores do Evangelho. Assim aconteceu com o profeta Amós (Am 7, 12-15), que foi chamado do meio de sua criação de gado e enviado em missão como profeta para Israel, o povo de Deus. 

No início desta reflexão eu dizia que como cristãos somos profetas, anteriormente disse que não depende de quem quer, mas da escolha de Deus, pode parecer contraditório, no entanto não é. Como cristãos somos o povo escolhido de Deus, seguir Jesus Cristo não é apenas admirar a figura de um homem que viveu a mais de dois mil anos, seguir Jesus é deixar-se configurar como ele, ter em nossos corações os mesmos sentimentos do Coração de Jesus e sermos hoje continuadores de sua obra que é fazer a vontade do Pai. Foi em Cristo que Deus “nos escolheu antes da fundação do mundo para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar e seu amor” (Ef 1, 4), o verdadeiro profeta vive em santidade, ser profeta não é ser um agitador político como alguns pensam, mas é antes de qualquer coisa, é viver como filhos de Deus que lavados pelo sangue de Cristo (Ef 1, 7) foram libertos do pecado e estão a serviço do projeto de Deus.

Ser profeta não é profissão, mas vocação, consequentemente o serviço ao divino pode em determinadas situações nos proporcionar o sustento, São Paulo diz que todo trabalhador é digno do seu sustento (1Tm 5,18), ou seja, o que se recebe do mistério não pode ser considerado presente e regalia, mas a dignidade de sua oblação a serviço do Reino de Deus (Rm 4, 4). Infelizmente muitas pessoas usam do seu ministério de maneira injusta, sugando do povo seus bens e oferecendo falsas profecias, malditos sejam esses que em nome de Deus manipulam seu povo santo. 

Somos profetas e também missionários, assim como em outrora Jesus enviou seus discípulos, hoje também ele nos envia (Mc 6,7-13), somos enviados como portadores da graça de Cristo, levando a todos a libertação do mal, a cura do corpo, mas principalmente da alma, levamos conosco a paz que brota do coração do Salvador, em nossa boca e com nosso testemunho devemos pregar para que todos se convertam, sim, a conversão é a mensagem principal do Reino de Deus, infelizmente tantas pessoas hoje estão longe de Deus, muitas delas até frequentam nossas igrejas, mas ainda não se converteram de verdade, por isso, o anúncio do Reino de Deus deve acontecer não somente com palavras, mas com nossas ações, mostrando que realmente somos o povo escolhido de Deus, que pelo sacrifício de Cristo na Cruz fomos libertos das antigas amarras e como profetas, nos colocamos a disposição da vontade de Deus. 

Meus queridos irmãos, diariamente devemos reservar um tempo para nossa oração pessoal, meditação e exame de consciência, peçamos ao Senhor a graça de reconhecer que somos pecadores e que sem Ele nada podemos fazer e juntamente com esse reconhecimento, tenhamos coragem, inspirados pelo Espírito Santo, de mudar de vida, converter nossas obras em favor do Reino de Deus, de realmente nos tornamos profetas, portadores da mensagem divina, neste mundo que está surdo para a Palavra de Deus. 


Imagem: https://paroquiaamparopvh.org.br/noticia/jesus-envia-seus-discipulos-em-missao/

2 comentários:

Aliny Heureca disse...

Como sempre muito assertivo com suas reflexões, amigo e Irmão Alison. Tenho muito orgulho de acompanhar sua jornada como operário da messe.

Alison Aroldo disse...

Obrigado querida Aline, Deus esteja sempre com você!

VOCÊ CONHECE A DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DO SORRISO?

No dia 15 de agosto a Igreja Católica celebra a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, antiga festa da dormição de Maria. Essa celebração ...