domingo, 7 de abril de 2019

8ª ESTAÇÃO – JESUS CONSOLA AS MULHERES DE JERUSALÉM.


Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
Porque pela vossa santa cruz remistes o mundo.

“Grande multidão do povo o seguia, como também mulheres que batiam no peito e se lamentavam por causa dele. Jesus, porém, voltou-se para elas a disse: “Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai por vós mesmas e por vossos filhos! Pois eis que virão dias em que se dirá: Felizes as estéreis, as entranhas que nunca conceberam e os seis que não amamentaram! Então começaram a dizer às montanhas: Caí sobre nós! E as colinas: Cobri-nos! Por que se fazem assim com o lenho verde, o que acontecerá com o seco? ” (Lc 23, 27-31)

“Ah! Pobres mulheres, como são desprezadas! ... Contudo, elas amam a Deus e número bem maior do que os homens, e durante a Paixão de Nosso Senhor, as mulheres tiveram mais coragem do que os Apóstolos, pois enfrentaram os insultos dos soldados e ousaram enxugar a Face adorável de Jesus...” (Santa Teresinha do Menino Jesus)

Na figura das mulheres da via sacra mais uma vez comtemplamos a piedade cristã, compadecer-se dos que sofrem e chorar com os que choram é uma nobre atitude de santidade. As mulheres ocupam um lugar muito especial na Igreja, sejam elas as religiosas consagradas ou leigas. Ao longo da nossa história tantas se destacaram pelo seu testemunho de vida ou espiritualidade, A Virgem Maria, Joana d’Arc, Josefina Bakita, Teresa de Calcutá, Teresa de Jesus, Teresinha do Menino Jesus, Irmã Dulce... Não foi diferente na vida, paixão, morte e ressureição de Jesus, nos evangelhos encontramos inúmeros relatos da presença feminina ao lado do Divino Mestre, elas patrocinavam o ministério do Nazareno e o serviam com amor e dedicação.
Oremos por todas as mulheres que sofrem vítimas da violência doméstica, descriminação de gênero ou outros males. Que dos exemplos das santas mulheres imprimamos em nosso ser a castidade, serviço, fé e amor com que consagraram suas vidas a Deus.   

- Alison Aroldo -

Vida Religiosa Consagrada: Somos Peregrinos de Esperança no Caminho da Paz

O Dia da Vida Religiosa Consagrada é uma celebração importante para reconhecer e honrar aqueles que dedicam suas vidas a servir a Deus e aos...