“Os soldados, quando crucificaram Jesus, tomaram suas roupas e repartiram em quatro partes, uma para cada soldado, e a túnica. Disseram entre si: “Não a rasguemos, mas tiremos a sorte, para ver com quem ficará. ” Isso a fim de se cumprir a escritura que diz: Repartiram entre si minhas roupas e sortearam minha veste. Foi o que fizeram os soldados. ” (Jo 19, 23-24)
Era costume que os condenados à morte de cruz fossem pregados sem roupa. Não bastava toda a humilhação física e social sofrida por Jesus, mas ainda deveria sofrer uma grande humilhação moral. Tirar as vestes significa permitir que o outro veja o nosso íntimo. Nosso Senhor se entrega de corpo e alma para o sacrifício da cruz e por isso permite que até suas intimidades sejam expostas. Muitos irmãos e irmãs sofrem por terem suas intimidades físicas e sentimentais violadas. A prostituição, pornografia, abusos sexuais de crianças, mulheres e pessoas vulneráveis são uma profunda ferida no corpo de Cristo, precisamos lançar um olhar de misericórdia para aqueles que ainda hoje são despidos de sua dignidade e seus direitos.
No sacrifício redentor Jesus se entrega totalmente, até as suas vestes são tiradas, nada fica para si, tudo é tomado e entregue por amor. Desnudar-se também significa mostrar-se sem véus, sem máscaras, verdadeiramente como somos. Nesta estação também somos convidados a refletir como é nossa relação com Deus e com os irmãos, como nos apresentamos para o Senhor e com aqueles que convivemos.
Para Deus nada é escondido (Lc 12, 2-3; Hb 4,13), Ele que tudo sabe nunca é enganado, mas é do seu agrado que nos apresentemos diante dele sem falsidade, pois o Senhor ama o coração sincero (Sl 51, 6). Também devemos ser transparentes e sinceros uns com os outros (Lv 19, 11-13), desnudar-se é mostrar nosso coração sincero para o Coração misericordioso de Deus e os corações dos irmãos.
Tantas vezes necessitamos viver esse despir-se das nossas máscaras e fantasias, precisamos arrancar as nossas aparências e mostrar-nos tais como somos, precisamos arrancar “as vestes” da hipocrisia para nos revestirmos de Cristo (Rm 3,14), tirar as vestes do pecado para nos revestirmos do homem novo (Ef 4,24), jogar fora todo sentimento mal para nos revestirmos de benignidade, mansidão, humildade e longanimidade (Cl 3, 12), os mesmos sentimentos do Coração de Jesus.
Oremos para que contemplando o Servo Sofredor, saibamos que também devemos nos unir a dor daqueles que têm os seus direitos violados. Peçamos de modo especial pelas vítimas de abusos sexuais e por aqueles que a miséria humana não lhes proporciona roupa, comida e moradia dignas para viverem. Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos. Porque pela vossa santa cruz remistes o mundo.
_________________________
Fonte da imagem: Pin em aaaa
Nenhum comentário:
Postar um comentário