“Depois, José de Arimateia, que era discípulo de Jesus, mas secretamente, por medo dos judeus, pediu a Pilatos que lhe permitisse retirar o corpo de Jesus. Pilatos o permitiu. Vieram, então, e retiraram seu corpo. Nicodemos, aquele que anteriormente procurara Jesus a noite, também veio trazendo cerca de cem libras de uma mistura de mirra e aloés. Eles tomaram então o corpo de Jesus e o envolveram em faixas de linho com os aromas que os judeus costumam sepultar”. (Jo 19, 38-40)
Estamos contemplando o centro da paixão e morte de Jesus. As estações 11ª, 12ª, 13ª, e a 14ª apresentam a grande tragédia que se abate sobre Nosso Senhor, humanamente falando o maior fracasso que poderia acontecer com alguém daquela época. Feito um malfeitor ele foi condenado à morte de cruz. Jesus morre, parece que é o fim. Decido da cruz lá estava sua mãe que chora e recebe em seus braços o corpo de seu filho morto, quanta dor, quanto sofrimento. Nesse momento também devemos lembrar do sofrimento de tantas mães e pais, que também choram ao receber o corpo de seu filho morto, choram pela tragédia e fracasso causados pelas drogas, violência, acidentes e tantos outros males.
O Sacrifício de Jesus começa a produzir frutos, aqueles que tinham medo de professar publicamente a fé no Senhor, agora começam a expor sua devoção pela pessoa do Cristo como discípulos do Divino Mestre. Às vezes também nós temos medo e vergonha de professarmos que somos cristãos, infelizmente o mundo que ridiculariza os seguidores de Jesus às vezes nos preciosa a silenciar nosso testemunho de fé no Nazareno, mas precisamos aprender com José de Arimateia e Nicodemos que não podemos viver nas ocultas da fé, Jesus Cristo é o Senhor da nossa vida.
Olhemos também para a Santíssima Virgem Maria, que estando junto a cruz durante toda a Paixão de seu Amado Filho, agora recebe em seus braços o corpo daquele que tanto ama. Jesus todo chagado e morto é depositado no colo de sua Mãe, mesmo confiando em Deus e no cumprimento do seu projeto salvífico, Maria chora e sente seu imaculado coração sangrar como sangrou o coração de Jesus transpassado pela lança do soldado. Imagino a Virgem Maria que com muita delicadeza deve acariciar e limpar as feridas do corpo de Jesus, suas lágrimas são um verdadeiro, puro e santo sacramental da Igreja, não por méritos próprios, mas unidas ao Sangue de Jesus, as lágrimas de Nossa Senhora lava nossa alma dos pecados e cura as feridas do nosso corpo e espírito.
Por causa do horário, sendo às vésperas do sábado e preparação para a Páscoa, por tradição não puderam preparar com dignidade o corpo de Jesus para a sepultura, mas o envolveram com panos, a unção que neste momento faltou, disse Jesus que foi realizada por Maria irmã de Lázaro em Betânia (Jo 12, 1-11). Neste dia que celebramos a Paixão e Morte de Jesus, além do pedido de perdão pelos nossos pecados, também devemos consolar a Beatíssima Virgem Maria que chora tão grande dor, por receber em seu braços seu Filho morto, inocente Cordeiro que se imolou pela salvação do mundo.
Oremos para que possamos nos consolar mutuamente diante dos sofrimentos causados pelos males deste mundo, e que assim como Maria e o discípulo amado, permaneçamos de pé diante das cruzes de nossa vida. Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos. Porque pela vossa santa cruz remistes o mundo.
_____________________
Fonte da imagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário