“Não tinha beleza nem esplendor que pudesse atrair o nosso olhar, nem formosura capaz de nos deleitar. Era desprezado e abandonado pelos homens, homem sujeito à dor, familiarizado com o sofrimento, como pessoa de quem todos escondem o rosto; desprezado não fazíamos caso nenhum dele. ” (Is 53, 2-3)
A Sagrada Tradição nos ensina que no caminho do calvário, uma das tantas mulheres piedosas que seguiam Jesus se aproximou para enxugar seu rosto. Jesus estava marcado de feridas, suor, sangue, poeira, cusparadas e tudo isso fez com que seu rosto ficasse estampado no pano. O nome “Verônica” significa “imagem verdadeira”, por isso a Igreja atribuiu a essa mulher tal nome, aquela que em seu pano nos apresenta a verdadeira imagem do rosto de Cristo. Na profecia de Isaías que lemos acima vemos que o profeta já anuncia quão desfigurado ficaria o servo sofredor, Jesus estava tão machucado e deformado, todo chagado era uma só ferida.
Existe uma devoção muito antiga a Santa Face de Jesus, olhar para o rosto sofredor de nosso Senhor é olhar para sua divindade que quis se fazer humanidade como nós. Todo o sofrimento estampado em seu rosto é prova de amor por todos aqueles que o Pai lhe confiou (Mt 11,27; Jo 6,37), Jesus revelou a mística Irmã Maria Pierina que “toda vez que alguém contemplar a Minha Face, derramarei o meu amor nos seus corações”, certamente foi assim que se sentiu aquela mulher no caminho do Calvário quando aflita e piedosamente secou o rosto do mestre ensanguentado. Verônica sentiu em seu coração ser derramado um oceano de amor que brota do Coração do próprio Jesus.
Assim como Simão de Cirene, Verônica também representa aquelas que pessoas que se compadecem das dores e sofrimentos dos irmãos e irmãs, somos convidados nesta reflexão a assumir o ministério da caridade que seca a face fatigada daqueles que sofrem. É admirável a coragem daquela mulher que enfrenta a multidão e também os soldados para se aproximar do condenado e tocar seu rosto, certamente ela foi várias vezes repreendida, mas não se deixou vencer pelo medo e com suas mãos tocou o sofrimento do outro.
Hoje também podemos contemplar o Rosto sofredor, a Face ensanguentada de Jesus que está na feição cansada e triste de tantas pessoas, existem aqueles que sofrem por causa da fome, da violência, das enfermidades e catástrofes naturais, mas não podemos esquecer os rostos ensanguentados dos sofredores por causa espiritual, psíquica e afetiva. Não são rostos apenas cobertos de sangue e poeira, mas também de lágrimas que expressam a grande dor dos seus corações, precisamos aprender a secar as lágrimas uns dos outros, precisamos ser verônicas na vida dos outros do mesmo modo que tantas vezes necessitamos de um cireneu para nos ajudar a carregar a cruz.
Oremos para que assim como Verônica nós também tenhamos coragem de nos aproximar daqueles que sofrem, sem medo ou receios possamos enxugar o rosto dos irmãos que choram e sangram. Que Jesus nos conceda a graça de contemplar sua Sagrada Face, e o reconhecer naqueles que hoje padecem. Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos. Porque pela vossa santa cruz remistes o mundo.
---------------------
Fonte da imagem:
4 comentários:
Ó SAGRADA FACE DE JESUS, COMPADECEI-VOS DE NÓS E DO MUNDO INTEIRO
Fazei resplandecer em nós Senhor vossa face 🙏🏻
Assim seja!
Deus te abençoe sempre, obrigado por está meditando comigo a Via Sacra.
Postar um comentário