segunda-feira, 7 de abril de 2025

2ª ESTAÇÃO: JESUS CARREGA A CRUZ

“Então eles tomaram a Jesus. E ele saiu carregando sua cruz e chegou ao chamado “Lugar da Caveira” – em hebraico chamado Gólgota.” (Jo 19, 17).


Não bastava ser condenado injustamente, o Divino Mestre teve que carregar nos ambos uma pesada cruz, instrumento de sua violenta morte. Essa estação nos ensina que para chegarmos à glória da Ressureição precisamos percorrer o caminho até o calvário, a cruz de nosso Senhor se tornou para nós uma escada que nos leva até Deus, os braços abertos de Jesus pregados no madeiro sagrado são para nós como as portas da eternidade abertas para todos aqueles que desejam reconciliar-se com o Pai através do sacrifício do Filho. Santa Teresinha diz: “Vossos braços são o elevador que deve me elevar até o céu, ó Jesus!”, esse elevador não é apenas um mecanismo para nos elevar, mas um meio de seguimento. Jesus que vai para o Pai também deseja que o sigamos no caminho de santidade, mas não somos capazes pelos nossos próprios méritos, necessitamos da graça de Deus e nos braços de Jesus somos carregados como como a ovelha cansada e abatida que necessita do auxílio do Bom Pastor. 

São João é o único evangelista que diz claramente que Jesus carregou a Cruz nas costas, embora seja uma ação obrigada, mas também nos ensina que é carregando as nossas cruzes que podemos chegar à glória. Disse Jesus:  “Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga” (Lc 9,23), ou seja, seguir Jesus é carregar diariamente nossos fardos como sacrifício de conversão de nossa vontade em vontade de Deus, renunciar a si significa aceitar de coração o projeto de Deus para nossa vida. Jesus vai para o lugar da Caveira, o nome do local parece aludir a forma de crânio que tinha o lugar, mas também podemos pensar que é o lugar da morte, mas de onde veio a morte, também surgirá a vida, a cruz fincada no calvário será a nova árvore da vida de onde nos brotará da salvação. 

Caminhar com Jesus é caminhar carregando a cruz, que nós possamos humildemente e voluntariamente entrar nesse caminho sagrado, para sermos imitadores do Cristo que se entrega por amor aos irmãos, colocando-se a serviço de todos, em oblação de amor e respeito à vontade daquele que O enviou. Oremos para que tenhamos forças para carregar as nossas cruzes, que saibamos imitar nosso Senhor Jesus Cristo em sua entrega e para que nossas dores sejam suportadas pela esperança de que da cruz plantada no Calvário brotará a Ressureição. Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos. Porque pela vossa santa Cruz remistes o mundo.

------------------

Fonte da imagem:
Jesus Cristo carregando a cruz

Nenhum comentário:

14ª ESTAÇÃO – JESUS É SEPULTADO

“Havia um jardim, no lugar onde ele fora crucificado e, no jardim, um sepulcro novo, no qual ninguém fora ainda colocado. Ali então, por cau...