sábado, 12 de abril de 2025

7ª ESTAÇÃO – JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ


 “Após a detenção e julgamento, foi preso. Dentre os contemporâneos, quem se preocupou com o fato de ter sido cortado da terra dos vivos, de ter sido ferido pela transgressão do seu povo? Mas o Senhor quis esmaga-lo pelo sofrimento. Porém, se ele oferece a sua vida como sacrifício expiatório, certamente verá uma descendência, prolongará seus dias, e por meio dele o desígnio de Deus triunfará.” (Is 53, 8.10) 

O caminho para o calvário é longo e o peso da cruz e de nossos pecados aumentam os sofrimentos de nosso Senhor. Mais uma vez Jesus vai ao chão, sucumbe para redimir a humanidade. O Profeta Isaías nos apresenta aquele que é desprezado. Essa segunda queda de Jesus representa para nós as quedas afetivas que sofremos na vida, tantas vezes somos desprezados e humilhados até mesmo por aqueles que queremos bem, com o Cristo não foi diferente, também seus amigos foram embora, no momento de dor e sofrimento ele estava sozinho carregando sua cruz. Que dor e desolação! A Sagrada Escritura mostra que Jesus se oferece em sacrifício de expiação por nossas faltas e pela cruz reabilita nossa relação com Deus.

Essa segunda queda de Jesus também pode nos representar a força interior que vem de Deus e que nos ajuda a continuar nossa caminhada apesar das quedas, fraquezas e dificuldades. Ele estava tão cansado e machucado que precisou da ajuda de Simão e das doces mãos de Verônica para lhe secar o rosto, mesmo com esse auxílio suas forças parecem desaparecer e Jesus mais uma vez cai por terra. No entanto, Ele não permanece caído, mais uma vez se levanta e segue seu caminho, imagino que na euforia daqueles que acompanhavam esse doloroso trajeto talvez não compreendessem como Ele poderia ainda ter forças para enfrentar o Calvário, mas não podemos negar que tais méritos não são apenas da condição humana de Jesus, era preciso fazer a vontade do Pai e quando agirmos segundo os desejos de Deus conseguimos enfrentar os desafios por mais dolorosos que eles sejam. 

Oremos por todos aqueles que se sentem sozinhos e abandonados, principalmente pelos que sofrem com a depressão e todo tipo de doença psíquica. Que o Sacrifício de Nosso Senhor perdoe os nossos pecados e transforme nossa vida em instrumento do amor de Deus. Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos. Porque pela vossa santa cruz remistes o mundo.

-------------------------

Fonte da imagem: Station VII: Jesus falls a second time 

 


Nenhum comentário:

14ª ESTAÇÃO – JESUS É SEPULTADO

“Havia um jardim, no lugar onde ele fora crucificado e, no jardim, um sepulcro novo, no qual ninguém fora ainda colocado. Ali então, por cau...